Reflexão Final

             No âmbito da unidade curricular Seminário de Integração Profissional IV, foi proposto a todos os alunos do 3º ano da licenciatura em Ciências da Educação, a realização de uma reflexão pessoal sobre o caminho percorrido e o trabalho realizado ao longo do semestre.

No decorrer da licenciatura, frequentei a unidade curricular Seminário de Integração Profissional ao longo de vários semestres, correspondendo este 1º semestre do terceiro ano, à unidade curricular Seminário de Integração Profissional IV. Contudo, este semestre deparei-me com algo diferente, quando comparado com os Seminários anteriores, especialmente no que toca ao facto de nesta unidade curricular se pretender elaborar um projecto de intervenção, que nos colocasse em contacto com uma dinâmica organizacional e nos permitisse mobilizar um conjunto de fontes de informação, assim como, um conjunto de “recursos” ao nível do saber-fazer, saber, e do saber-ser adquiridos ao longo do 1º ciclo de estudos. 

            Neste sentido, cada aluno teria de se agrupar a um outro elemento da turma, e procurar uma instituição que aceitasse os mesmos, para que pudessem desenvolver assim o seu projecto de intervenção. Assim, eu agrupei-me à Filipa Francisco e demos início à procura de uma instituição que aceitasse colaborar connosco. É neste preciso momento que surge a primeira grande dificuldade sentida, que diz respeito ao facto de receber uma resposta positiva por parte de uma instituição. Não foi uma tarefa nada fácil, no sentido em que algumas instituições não aceitavam colaborar connosco e ainda por vezes, embora recebêssemos uma resposta positiva por parte das mesmas, éramos nós, que em conjunto, chegávamos à conclusão que dadas instituições não correspondiam ao que procurávamos. Até que encontrámos uma instituição que preenchia todos os “requisitos” que procurávamos, sendo esta, o Instituto de Apoio à criança, denominado IAC.

            No IAC fomos muito bem recebidas e disponibilizaram-se sempre a auxiliar-nos em tudo o que fosse necessário. Na minha opinião, o facto de ficarmos a trabalhar numa escola com um coordenador do GAAF, que também estava neste projecto pela primeira vez, tornou-se um ponto positivo, uma vez que fomos sempre trabalhando em equipa, com base na cooperação e entreajuda. A segunda dificuldade prendeu-se com a escolha do tema do projecto de intervenção, uma vez que tivemos que realizar uma fase de diagnóstico, em que recorremos à recolha de dados e à elaboração da análise SWOT para encontrarmos uma temática que fosse encontra às necessidades da escola.

            Confesso que quando tomei conhecimento que iríamos ter de realizar um projecto de intervenção, numa instituição, e que implicava que estivéssemos quatro horas semanais nessa mesma instituição, fiquei bastante assustada, principalmente pelo facto que iria ter de conciliar esse tempo com as aulas na faculdade. No entanto, depois de ter sido aceite para desenvolver este projecto de intervenção no GAAF, fiquei bastante motivada, porque pela primeira vez, iria estar directamente em contacto, com uma realidade organizacional, em âmbitos educativos/formativos e iria ter um papel muito mais activo nos mesmos, do que o que alguma vez tinha tido na realização de outros projectos de intervenção.

Relativamente ao projecto de intervenção, em questão, o tema por nós escolhido diz respeito à Saúde, contudo, serão abordadas outras temáticas, nomeadamente no que toca à higiene e à alimentação. O facto de irmos realizar sessões de dinamização de aulas, deixou-me bastante motivada, uma vez que corresponde a um outro momento, que nos vai permitir interagir com os alunos, ao mesmo tempo que lhes transmitimos os conteúdos necessários, relacionados com o tema.

No que toca à elaboração do trabalho escrito propriamente dito, este é composto pela introdução; o enquadramento temático; o enquadramento metodológico; a parte do desenvolvimento do projecto, que inclui a caracterização do IAC, da escola em questão e da equipa implicada no projecto; a parte referente ao diagnóstico, que inclui a análise SWOT; e por fim, o plano de acção do projecto de intervenção onde se apresenta o título, o tema, a fundamentação, a questão-problema, os objectivos, o plano de sessão, os destinatários, os intervenientes, os recursos, o levantamento de estratégias, os instrumentos e indicadores da avaliação e as parcerias do projecto de intervenção. Ainda no seguimento da elaboração do trabalho escrito, este remete-nos ainda, para a consolidação dos conhecimentos adquiridos e desenvolvidos ao longo do 1º ciclo de estudos, uma vez que ao longo do desenvolvimento do trabalho são referidas temáticas abordadas em outras unidades curriculares, tais como Sociologia da Educação, Psicologia da Educação, Metodologia do Projecto e Seminários de Integração Profissional anteriores.

            Relativamente às aulas, o facto de cada grupo ser responsável pela apresentação de um determinado texto, e a obrigatoriedade de realizarmos fichas de leitura dos textos seleccionados, permitiu-nos adquirir competências, contribuiu para uma melhor compreensão das temáticas sobre as quais, os mesmos faziam referência, assim como, nos levou a utilizar os conteúdos aprendidos, na execução do trabalho escrito propriamente dito. Outro ponto positivo incidiu sobre a realização de uma grelha de análise das apresentações dos projectos de intervenção, que cada grupo realizou. A elaboração desta grelha de análise contribuiu para que os restantes elementos da turma tomassem conhecimento dos projectos que estavam a ser realizados pelos vários grupos e para que compreendessem melhor os mesmos.

            Por fim, a construção do portefólio digital foi também um ponto bastante importante, uma vez que correspondeu a um arquivo, onde cada elemento da turma ia colocando aspectos que achasse pertinentes. No meu portefólio optei por colocar todas as fichas de leitura obrigatórias, que foram sendo realizadas ao longo do semestre, os diários de campo correspondentes a todas as visitas às instituições, algumas aprendizagens que realizei durante as aulas e por último, coloquei também outras pesquisas que realizei, no que toca principalmente a temas relacionados com o desenvolvimento do trabalho escrito.  Ao longo do semestre procurei sempre manter actualizado o meu portefólio digital,

            Concluindo faço um balanço positivo das aprendizagens realizadas ao longo do semestre, do desenvolvimento do projecto de intervenção, bem como de tudo o que surgiu em torno do mesmo.

Reflexão final - 2º semestre

        Relativamente à unidade curricular Seminário de Integração Profissional V, o trabalho pretendido consistia na elaboração dos resultados do projecto desenvolvido. Como o nosso projecto diz respeito à elaboração de sessões sobre a Saúde, com as várias turmas da escola básica Fernando Pessoa, localizada em Alvalade, optámos por utilizar como instrumentos de avaliação um inquérito ao professor titular de turma, um inquérito aos alunos, nomeadamente o teste/re-teste, um instrumento de avaliação da satisfação e a grelha de auto-avaliação relativa a cada sessão. Como tal, os resultados basearam-se na análise destes instrumentos, anteriormente referidos. O trabalho realizado no segundo semestre, relativamente à elaboração do relatório final, veio assim completar o trabalho que tinha sido feito anteriormente, contudo, fizemos também algumas alterações, no que toca à parte escrita.
        Apesar de alguns mal entendidos, não só dentro do GAAF da escola em questão, mas também com o IAC, conseguimos executar o nosso projecto tal como tínhamos planeado, como se consegue perceber através do cronograma elaborado. Outro ponto fulcral do trabalho no GAAF foi sem dúvida o grupo transversal, uma vez que muitas vezes tive de lidar com situações bastante complicadas, que surgiam inesperadamente e que necessitavam de uma resolução imediata. Contudo, analisando todo o meu percurso no GAAF, considero que o trabalho com o grupo transversal e os pequenos mal entendidos que ocorreram no seio da equipa em questão, me fizeram crescer, não só em termos profissionais, como também pessoais. Fizeram-me reflectir sobre alguns aspectos que acho que são bastante importantes, em termos de postura no trabalho e da própria personalidade.  
        Relativamente às aulas achei a escolha de teses de mestrado para apresentar, uma tarefa bastante pertinente, na medida em que acho que faz todo o sentido, lidarmos com este tipo de trabalho, uma vez que estamos no fim da licenciatura e que provavelmente, muitos dos alunos irão também realizar um trabalho desta natureza, num futuro próximo. Neste sentido, foi muito importante termos a possibilidade de compreender ao pormenor e analisar como cada tese foi elaborada e executada, e como podem ser bastante diversificadas, como podemos ir observando ao longo do decorrer das apresentações. Os conteúdos aprendidos através destas apresentações, serviram ainda para que fossemos melhorando o nosso relatório final, não só em termos de estrutura, como também de conteúdo. Outro ponto positivo incidiu sobre a realização de uma grelha de análise das apresentações dos resultados dos projectos de intervenção, que cada grupo realizou. A elaboração desta grelha de análise contribuiu para que os restantes elementos da turma tomassem conhecimento dos resultados que surgiram de cada projecto, e possibilitou ainda a oportunidade de cada aluno dar a sua opinião, não só relativamente à execução do projecto como também à escolha dos materiais utilizados.
         Tendo em conta o trabalho desenvolvido no presente portefólio, ao longo do semestre, considero ter melhorado na elaboração do mesmo, continuando a potenciar a utilização desta ferramenta, complementado a informação disponibilizada com hiperligações internas/externas e imagens ilustrativas, e realizando fichas de leitura que complementaram o conteúdo do relatório final. Não modifiquei o modo de concepção do mesmo nem o registo sistemático das idas à instituição, que sempre foram o ponto forte neste portefólio. Analisando agora todo o trabalho desenvolvido ao longo do semestre nesta ferramenta digital, é possível recordar e espelhar também todo o trabalho que esteve envolvido com a unidade curricular, não só no que diz respeito às tarefas obrigatórias, assim como as que resultaram de uma iniciativa própria. Por fim, é importante realçar ainda o facto de ser possível ter acesso a este portefólio e a tudo o que nele foi construído, sempre que pretendermos.
        Concluindo faço um balanço positivo das aprendizagens realizadas ao longo do semestre, do desenvolvimento do projecto de intervenção, bem como de tudo o que surgiu em torno do mesmo. Apesar de ter sido uma disciplina bastante trabalhosa, e que exigiu de nós muito esforço e dedicação, na minha opinião o resultado final foi bastante satisfatório e uma motivação para possíveis trabalhos futuros. Como já estamos na recta final, espero que o todo o trabalho desenvolvido ao longo do ano lectivo, desta vez, se traduza numa nota mais satisfatória, como forma de espelhar tudo o que envolveu a unidade curricular Seminário de Integração V.