Visita a uma Instituição

            No dia 26 de Setembro, fui com a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco até à Brandoa, pois tínhamos marcado uma reunião no Fórum Luís de Camões, onde funciona o ABCD.

            A reunião estava marcada para às 15 horas, e tal como combinado, dirigimo-nos até à parte do Jardim de Infância, onde pedimos para falar com a Dra. Vina, responsável do ABCD, e comunicámos que tínhamos uma reunião marcada com a mesma.

            A Dra. Vina foi bastante simpática e recebeu-nos num espaço à parte, que tinha uma mesa pequena, e uma grande quantidade de brinquedos que se encontravam em prateleiras. Demos início à reunião com a nossa apresentação e com uma pequena conversa informal, uma vez que tínhamos sido encaminhadas por uma pessoa conhecida para esta instituição. Explicámos que era no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Integração Profissional IV e V, uma vez que irá englobar os dois semestres, e tem como principal objectivo permitir-nos ter um contacto directo com uma realidade organizacional, e desempenhar funções semelhantes daquelas que iremos desenvolver, enquanto licenciados em Ciências da Educação. A Drª Vina explicou-nos o que era o ABCD, a associação cultura e desporto da Brandoa, que é uma instituição com valências de Jardim de Infância, creche e ATL que funciona no Fórum Luís de Camões, mas as valências estão espalhadas pelas escolas do 1º Ciclo da Freguesia da Brandoa e tem também uma parceria com a Câmara Municipal da Amadora. Explicou-nos que neste momento, o ABCD desenvolve alguns projectos em algumas escolas, incidindo principalmente na ocupação de tempos livres, como por exemplo a capoeira e as ludotecas.

            Posto isto, tivemos uma pequena desilusão porque concluímos que o que se realizava nesta Instituição não correspondia bem ao que nós pretendíamos e no final da reunião informámos a Drª Vina que o que nos interessava concretamente não ia de encontro ao que era realizado na Instituição.

            Embora esta instituição não tenha sido do nosso agrado e apesar de sabermos como é difícil encontrar uma Instituição que aceite colaborar connosco, vamos continuar a procurar e esperar que brevemente recebamos uma outra resposta positiva.            

Visita ao IAC

            No dia 29 de Setembro, fui com a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco ao IAC, situado em Alvalade, uma vez que tínhamos uma reunião marcada. Esta reunião tinha como principais objectivos perceber o que é o IAC, que actividades desenvolve, de que modo nos podíamos inserir, que tarefas podíamos realizar, que funções desempenha e quais os projectos que desenvolve.

            A reunião estava marcada para as 11h, e tal como combinado dirigimo-nos para o IAC, que se localiza num prédio, tocámos à campainha e informámos que tínhamos uma reunião marcada com a D.Melanie, abriram-nos a porta e subimos.

            O IAC é uma casa pequena, com várias divisões e muito acolhedora. Aguardámos um momento na sala de espera, pois havia outras colegas de turma que estavam também a ter a mesma reunião, e a mesma estava a ser mais demorada do que o previsto. Mais tarde, veio então a D. Melanie chamar-nos e acompanhou-nos até uma sala, juntamente com mais dois estagiários. A sala tinha um aspecto bastante formal, pois lá apenas se encontrava uma mesa grande e várias cadeiras. A reunião iniciou-se com a apresentação de todos os estagiários e da D.Melanie, que fez também uma breve apresentação sobre o IAC, bem como, que actividades desenvolviam, que projectos possuíam, entre outros aspectos.

            Todos os estagiários preencheram uma ficha de identificação, onde colocámos também uma fotografia, sendo que a D.Melanie nos informou que iríamos ser também tratadas como estagiárias, mesmo que alguns aspectos do nosso trabalho não fossem totalmente ao encontro do trabalho de um estagiário. Foi-nos entregue uma pasta com algumas informações sobre o IAC e a mediação escolar e esclarecemos em que escola iria ficar cada grupo, sendo que a escola do meu grupo encontrava-se ainda pendente, uma vez que se estava à espera de saber se iria abrir ou não um GAAF numa escola da Amadora e caso abrisse, ficaríamos com a mesma. 

            Terminámos a reunião com o esclarecimento de algumas dúvidas e combinámos com a D.Melanie, esperar que ela nos informasse sobre qual seria a escola atribuída ao nosso grupo.

2ª visita ao IAC

            No dia 28 de Outubro, fui novamente com a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco ao IAC, situado em Alvalade, uma vez que tínhamos uma reunião marcada. Esta reunião tinha como finalidade, realizar uma entrevista à D. Melanie, tendo como principais objectivos conhecer de forma detalhada o funcionamento da instituição, a caracterização do público-alvo, nomeadamente escolas e alunos em concreto e por fim, perceber em que consiste o GAAF.

             A reunião estava marcada para as 14.30h, e tal como combinado dirigimo-nos ao IAC, tocámos à campainha e informámos que tínhamos uma reunião marcada com a D.Melanie, abriram-nos a porta e subimos.

            Aguardámos um pouco na sala de espera do IAC, até que a D.Melanie veio então chamar-nos. Sentámo-nos num local, quanto a nós, muito pouco apropriado para o efeito, uma vez que era uma mesa muito pequena, situada à porta de várias salas, que estavam apenas divididas por paredes de vidro e onde entrava e saia imensa gente, falando e perturbando assim o decorrer da entrevista.

Tivemos uma pequena conversa com a D.Melanie e iniciámos então a entrevista. No decorrer da mesma, sentimos que a D.Melanie não estava a colaborar connosco, uma vez que na maior parte das vezes não respondia ao que lhe perguntávamos, dizendo apenas que essa informação se encontrava nos documentos que já nos tinha fornecido, e que não era necessário estar a dizer tudo outra vez.

            Dado o facto de a entrevista estar a decorrer em péssimas condições, que por vezes nem nós conseguíamos perceber o que a D.Melanie dizia, nem ela conseguia ouvir o que nós lhe perguntávamos, juntamente com o desinteresse por parte da D.Melanie em responder às nossas questões, a entrevista terminou muito rapidamente.

            No fim, falámos com a D.Melanie sobre a escola que nos seria atribuída, sendo que a mesma nos informou que seria a escola Eugénio dos Santos, em Alvalade e o nosso coordenador irá ser o Sr. Alexandre Graça.

            Eu e a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco ficámos um pouco desiludidas com o facto de a D.Melanie não ter colaborado connosco como estávamos à espera, mas ficámos bastante contentes por já sabermos a escola que nos será atribuída.

 

3ª visita ao IAC

            No dia 3 de Novembro, fui novamente com a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco ao IAC, porque tínhamos uma reunião marcada. No dia anterior o nosso coordenador de estágio tinha-me contacto e feito a convocatória para esta reunião. 

            A reunião estava marcada para as 10.30h, pelo que não podemos estar presentes na aula de Seminário que começava às 10.00h, e tal como combinado dirigimo-nos ao IAC, tocámos à campainha e informámos que tínhamos uma reunião marcada com o Sr. Alexandre Graça, abriram-nos a porta e subimos.

            Assim que chegámos entrámos logo para a sala, onde já anteriormente tínhamos tido outras reuniões. Sentámo-nos e depressa a sala ficou cheia. Estavam presentes nesta reunião 5 coordenadores de estágio e 6 estagiárias, sendo que 4 pertenciam ao Instituto de Educação. A reunião começou com a apresentação de cada elemento presente e seguidamente, tivemos uma conversa mais pormenorizada do que iríamos realizar efectivamente nas escolas. Foram nos dadas algumas dicas, nomeadamente no que toca a actividades que podemos desenvolver com os alunos e aconselharam-nos a usar sempre connosco o “kit + valioso”, que irá incluir giz, berlindes, caricas, uma bola de malabarismo, 9 m de corda e 9 m de elástico. Informaram-nos também sobre alguns cuidados que teremos que ter, nomeadamente ao facto de o Director de turma e os pais dos alunos, terem sempre que ser informados antes de qualquer intervenção. Foram-nos também mostrados alguns documentos que poderemos sempre consultar, e que iremos preencher quando tivermos no atendimento, no GAAF.

            Nesta reunião tivemos também a oportunidade de conhecer o nosso coordenador de estágio, o Sr. Alexandre Graça, e marcámos uma visita à escola Eugénio dos Santos, no dia 7 de Novembro, acompanhada por ele, para conhecermos as instalações da escola. A reunião terminou com o esclarecimento de algumas dúvidas.

            Eu e a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco ficámos bastante entusiasmadas, porque percebemos que finalmente o nosso projecto de Seminário está a começar a desenvolver-se e que brevemente, vai ser posto em prática.

Visita à Sede do IAC

            No dia 4 de Novembro, fui com a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco à Sede do IAC, situada em Belém, uma vez que tínhamos sido convocadas para uma reunião.

          

        A reunião estava marcada para as 10.00h e como tal, entrámos na Sede e informámos que éramos estagiárias do IAC e que tínhamos sido convocadas para uma reunião. Pediram-nos que entrássemos numa sala e nos sentássemos. Esta sala tinha uma mesa grande, várias cadeiras, uma televisão, um vídeo, prateleiras com livros sobre os diversos temas que são abordados no IAC, um placar com algumas informações sobre o IAC e nas paredes existiam algumas fotografias de pessoas que foram importantes para o IAC. Assim que nos sentámos, foi-nos entregue alguma documentação relativa ao IAC, entre outros, um livro com os projectos do IAC e alguns boletins relativos ao mesmo.

            Na reunião estavam presentes o Dr. Brito Soares, coordenador do IAC e 8 estagiárias, sendo que 5 eram do Instituto de Educação. A reunião começou com a apresentação de cada elemento, seguindo-se a visualização de um filme sobre o IAC, com a duração de cerca de 15 minutos. Quando o filme acabou, comentámos alguns aspectos que tinham sido observados, relativamente ao vídeo, e o Dr. Brito Soares fez uma análise dos documentos que nos tinham sido entregues. Tivemos uma conversa informal sobre o IAC e sobre algumas realidades que cada vez mais se podem observar nas escolas, como por exemplo o facto de os alunos passarem os intervalos vigiados apenas pelos auxiliares de educação e não pelos professores e foi feita alguma troca de experiências entre o Dr. Brito de Soares e as estagiárias.

            A reunião terminou com o esclarecimento de algumas dúvidas e o conselho do Dr. Brito Soares para consultarmos alguma informação relevante sobre o IAC, nomeadamente o InfoCEDI, e com o convite para nos voltarmos a encontrar daqui a alguns meses, na Sede do IAC, para contarmos as nossas experiências vividas no projecto.

            Ficámos bastante satisfeitas com a reunião, colocaram-nos muito à vontade e mostraram-se bastante atenciosos e colaborativos, especialmente o Dr. Brito Soares.

Visita à escola Eugénio dos Santos   

            Hoje, dia 7 de Novembro dirige-me à escola Eugénio dos Santos, com a minha colega Ana Filipa Francisco, onde iremos estar inseridas a trabalhar como mediadores no GAAF. Esta escola situa-se em Alvalade, muito perto do IAC.

          Fizemos uma visita à escola, juntamente com o nosso coordenador, Alexandre Graça e uma outra estagiária, que também irá trabalhar connosco. Esta visita tinha como principal objectivo conhecer as instalações da escola.

            Esta visita foi guiada por uma professora responsável pela área de Educação Especial, que nos mostrou toda a escola, desde o pátio, até aos bares, o refeitório, a ludoteca, a biblioteca, a sala de professores, a papelaria, algumas salas de aula, entre outros espaços. Esta professora chamava-se Graça, era bastante simpática e colocou-nos extremamente à vontade, apresentando-nos também alguns funcionários da escola e professores. No entanto, não foi possível termos acesso ao gabinete onde irá funcionar o GAAF, uma vez que a sala destinada ao mesmo, ainda se encontra em remodelações. Fiquei muito satisfeita com a visita, porque me permitiu ter um contacto mais directo com o campo em que vamos trabalhar.

            Quando a visita terminou, tivemos uma conversa informal à porta da escola, com o nosso coordenador, que nos informou que o GAAF irá funcionar não só na escola Eugénio dos Santos, como também na escola Fernando Pessoa, sendo que pertencem as duas ao mesmo agrupamento. Falámos também um pouco sobre algumas das temáticas que estão relacionadas com a mediação e tivemos já algumas ideias relativas a actividades que poderemos desenvolver com os alunos no pátio da escola.

            Ficou ainda pendente a questão dos horários, ou seja, a que dias é que iremos efectivamente trabalhar no GAAF, contudo, esperamos que este assunto fique esclarecido o mais breve possível. Entretanto, vamos dando seguimento ao resto do relatório do trabalho, e na próxima quinta-feira está agendada uma visita à escola Fernando Pessoa.

 

Visita à escola Fernando Pessoa

            Como referi anteriormente, o GAAF irá funcionar não só na escola Eugénio dos Santos, como também na escola Fernando Pessoa, sendo que pertencem as duas ao mesmo agrupamento. E como tal, hoje dia 10 de Novembro realizámos uma visita à escola Fernando Pessoa, que se localiza também muito perto do IAC, em Alvalade.

            Esta visita teve lugar às 14.15, tendo como principal objectivo conhecer as instalações da escola, bem como alguns funcionários e professores. Realizou-se juntamente com a minha colega Ana Filipa Francisco, a outra estagiária que também irá trabalhar connosco e o nosso coordenador, Alexandre Graça, sendo mais uma vez, guiada pela professora Graça.

            Iniciámos a visita com uma reunião, numa sala bastante acolhedora, com a professora Isabel Figueira, coordenadora da escola. Esta reunião teve início com a apresentação de cada membro e com uma síntese dos principais traços da escola. Foi referido que existe uma turma bastante complicada, nomeadamente o 4º A, sendo que os principais factores apontados são os problemas sócio-económicos e desestruturação familiar. Entretanto, foi-nos também apresentado o Professor Manuel Amorim, professor do 3º C. Falaram também de alguns casos específicos de alunos com dificuldades.

            O horário de funcionamento do GAAF nesta escola será das 9h às 17.30, à terça-feira e à quinta-feira. Em princípio, o GAAF irá intervir com duas turmas específicas, nomeadamente o 3º C e o 4º A. Em conjunto, falámos na hipótese de começarmos a intervenção na escola, com secções sobre abusos sexuais, para todas as turmas de 3º e 4º ano.

            Quando a reunião terminou, continuamos a visita pela escola e fomos conhecer a sala onde irá funcionar o GAAF. É uma sala muito acolhedora, com mesas e alguns sofás pequenos, uma vez que esta é também uma sala onde se contam histórias, noutras alturas, uma vez que é onde funciona o Plano Nacional de Leitura.  Conhecemos também algumas funcionárias, assim como o pátio e o ginásio, onde os alunos praticam ginástica.

            Terminada a visita, seguimos com a Professora Graça, para a escola Eugénio dos Santos, onde tivemos oportunidade de conhecer a direcção e a sala destinada ao GAAF, que já se encontra disponível. A sala também me agradou bastante, é simples mas acolhedora e já estamos a pensar decora-la. Dentro do gabinete, falámos também um pouco sobre actividades que poderemos desenvolver com os alunos, incluindo as tecnologias educativas, que são para nós bastante familiares.

            A reunião terminou com a troca de contactos entre as estagiárias e a Professora Graça. Na próxima quinta-feira será o nosso primeiro dia a trabalhar no GAAF, na Escola Fernando Pessoa.

 

GAAF - 22 de Novembro de 2011

              No dia 22 de Novembro foi o meu primeiro dia a trabalhar no GAAF da escola básica Fernando Pessoa, uma vez que não pude estar presente no dia 17 de Novembro, porque me encontrava doente. Esta visita tinha como principal objectivo, definir em conjunto com a equipa implicada do GAAF, o plano de actividades, não só para o nosso projecto como também para o IAC.

         Quando chegámos à escola, fomos ter com a Directora da mesma para tratarmos de como iríamos avisar a associação de pais, da existência do GAAF na escola. Sendo que a professora se responsabilizou por informá-los. Seguidamente, fomos fazer uma visita à turma do 1º ano que se encontrava dentro da respectiva sala. Esta visita tinha como principal objectivo, avisar os alunos e a professora, que a equipa do GAAF, nomeadamente o nosso coordenador de estágio e a outra estagiária que trabalha connosco, iria fazer uma sessão sobre os direitos da criança, na terça-feira seguinte, sendo que eu e a minha colega de trabalho não iremos estar presentes, uma vez que à terça-feira não nos é possível deslocar à escola. Nesta visita, tivemos um contacto um pouco mais formal com as crianças, uma vez que nos apresentámos e explicámos em que consistia o GAAF, bem como no que iria consistir a sessão sobre os direitos da criança, em pé, ao pé do quadro.

            Após esta visita, deslocámo-nos para o espaço onde funciona o GAAF, onde definimos em conjunto com a equipa implicada, o plano de actividades e os objectivos do nosso projecto. Falámos também um pouco sobre o que poderíamos realizar com as crianças, tendo em conta os nossos objectivos e os benefícios que isso iria trazer para as mesmas. Decidimos então que o nosso projecto iria incidir sobre a Higiene e que iremos realizar sessões sobre esta temática, a todas as turmas da escola. Sendo que no que toca à avaliação do nosso projecto iremos realizar um questionário e o teste/ re-teste.

            Como já referi anteriormente, este foi o meu primeiro dia a trabalhar no GAAF. Faço um balanço positivo do dia e confesso que superou as minhas expectativas. No inicio estava com um pouco de receio de me sentir um pouco deslocada na equipa do GAAF, uma vez que tinha faltado na quinta-feira anterior, mas não foi o caso. Fui muito bem recebida e colaborei em todos os assuntos que foram tratados. Este dia ficou marcado pelo primeiro grande passo na elaboração do nosso projecto, uma vez que já temos tema e já sabemos como vamos implementá-lo.

 

Seguidamente, apresento um link da UNICEF, que diz respeito aos direitos da criança.

https://www.unicef.pt/artigo.php?mid=18101111&m=2

GAAF - 29 de Novembro de 2011

        No dia 29 de Novembro foi o nosso segundo dia no GAAF da Escola Básica Fernando Pessoa. Como iria ser feriado no dia em que geralmente nos deslocamos à escola, falámos com o coordenador do estágio e acordámos que nesta semana iríamos na terça-feira de manha e assim foi. Estivemos na escola desde as 9.30 até às 13.00.

        Este dia no GAAF ficou marcado pela minha primeira actividade de pátio, uma vez que no dia em que a minha colega de grupo realizou a actividade de pátio, eu não pude estar presente porque me encontrava doente. Confesso que por um lado me encontrava um pouco nervosa, porque não sabia bem como é que os alunos iriam reagir, uma vez que não tinha estado presente na actividade anterior. Contudo, a actividade correu muito bem. Realizámos o jogo do muro, que foi elaborado apenas com giz, com a turma do 3º C. A realização da actividade de pátio permitiu-me conhecer melhor a turma envolvida na actividade, bem como outros alunos da escola.

        Realizámos também a entrevista ao nosso coordenador de estágio e acordámos alguns aspectos relativos ao nosso projecto, nomeadamente no que toca às parcerias, uma vez que iremos entrar em contacto com a colgate para que nos disponibilize alguns Kits de higiene para que sejam entregues aos alunos. Já no final da manhâ conhecemos outro jovem, aluno do ISPA que irá trabalhar também com esta equipa do GAAF, uma vez que é voluntário do IAC.

        Neste dia tomei também conhecimento que no dia 13 de Janeiro o IAC irá promover uma formação para todos os estagiários, onde os coordenadores também irão estar presentes. Fiquei bastante motivada, visto que acho que é uma iniciativa muito importante, ainda para mais, quando toca a estagiários que estão pela primeira vez a trabalhar no IAC, como é o nosso caso.

GAAF - 15 de Dezembro de 2011

        Hoje, dia 15 de Dezembro foi o terceiro dia no GAAF da Escola Fernando Pessoa. Quando chegámos à escola, começámos por nos dirigir ao recreio, uma vez que os alunos se encontravam ainda na sua hora de almoço. Realizámos alguns jogos tradicionais, de que especialmente as meninas gostam muito, com algumas alunas da escola, nomeadamente o “era uma velha” e “com quem será”.

        Seguidamente, dirigimo-nos para a sala onde funciona o GAAF e aguardámos um pouco, uma vez que estávamos à espera que o coordenador e a outra estagiária chegassem.

        Assim que chegaram, começámos por falar um pouco sobre o nosso relatório de Seminário, no que diz respeito à elaboração do cronograma, uma vez que precisamos saber em que datas iremos desenvolver efectivamente o projecto e as restantes actividades associadas ao mesmo. Estava um pouco aflita com a elaboração do cronograma, uma vez que não tinha a certeza das datas em que iríamos desenvolver o projecto, mas depois desta conversa fiquei muita mais descansada. O coordenador explicou-nos que por agora não iria ser necessário o cronograma definitivo, ou seja, que poderíamos agendar apenas por semanas, e se necessário, poderíamos alterar o cronograma mais tarde. Contudo, aconselhou-nos a elaborar o plano de sessão, relativamente às sessões que pretendemos desenvolver com os alunos.

        O coordenador informou-nos também da elaboração de um novo projecto do GAAF, nomeadamente o “top +”. O “top +” irá consistir num clube onde a equipa do GAAF irá trabalhar com um grupo de cerca de 20 alunos. Este clube terá lugar no ginásio e uma vez que este espaço possui um computador e um datashow, iremos realizar algumas apresentações de ferramentas educativas, abordadas ao longo da licenciatura, na unidade curricular Tecnologias Educativas, nomeadamente o Go Animate. Este projecto encontra-se ainda na sua fase inicial e só será desenvolvido no segundo período.

          Tratámos também do assunto relativo ao fornecimento de kits de Higiene, por parte de empresas do mesmo âmbito, tais como a colgate. Já enviámos o mail e aguardamos uma resposta brevemente. De seguida dirigimo-nos novamente para o recreio, visto que estava na hora do intervalo da tarde, mas desta vez apenas ficámos a falar com algumas alunas com quem tivemos algumas “brincadeiras espontâneas”.

        Este dia ficou marcado especialmente pela “cumplicidade” que já existe entre nós e algumas alunas da escola, que se revela quando estamos no recreio. Querem sempre vir para as nossas cavalitas, fazem uma grande festa quando chegamos e perguntam sempre quando voltamos outra vez. Estes pormenores fazem com que me sinta ainda mais empenhada neste projecto, uma vez que já estamos inseridas no meio dos alunos, o que no início do projecto constituiu a primeira grande dificuldade.

 

2º Semestre

    Todos os diários de campo que se seguem, foram realizados no segundo semestre.

GAAF - 10 de Janeiro de 2012   

         Hoje, dia 10 de Janeiro foi o primeiro dia no GAAF, em 2012. Como acontece geralmente, quando chegámos à escola fomos para o recreio, onde se encontravam os alunos, pois ainda estavam na sua hora de almoço. De seguida, dirigimo-nos para a sala onde funciona o GAAF e começámos por falar um pouco sobre o que tinha acontecido e o que tinham feito, desde a última vez em que tínhamos estado na escola.
Como iríamos entrar de férias brevemente, decidimos que nas semanas seguintes, estaríamos um dia completo na escola, ou seja, 8 horas. Como tal, acordámos com o coordenador de estágio, quais seriam os dias em que iríamos estar presentes. Falámos também um pouco da sessão sobre os direitos humanos que o coordenador e a outra estagiária estavam a preparar, para que percebêssemos melhor como esta iria ser realizada.
Este dia ficou marcado, pelo inicio propriamente dito, da execução das sessões sobre a saúde, nas quais se baseia o nosso projecto. Começámos então a procurar informação para colocarmos nos power points que iremos apresentar.
        Terminámos o dia com uma conversa entre a equipa o GAAF sobre a formação que todos os estagiários, coordenadores e responsáveis da Mediação escolar no IAC, iriam ter no dia 13 de Janeiro, no IPJ de Moscavide.
        No fim do dia, senti que finalmente estávamos a criar a “base” do nosso projecto, o que me deixou bastante satisfeita.
 

GAAF - 12 de Janeiro de 2012

        No dia 12 de Janeiro dirigimo-nos mais uma vez à Escola Básica Fernando Pessoa. Dedicámos este dia, à planificação do panfleto, que iria ser entregue a todos os alunos da escola, para tomarem conhecimento do projecto que estamos a desenvolver, no qual irão participar.      

        No intervalo da manha, estivemos no recreio com os alunos, renovamos com giz o jogo das minas, uma vez que o mesmo está desenhado no chão e tivemos a colaboração de alguns alunos. Participámos também com os alunos em alguns jogos habituais, nomeadamente “o era uma velha”.
       Quando o intervalo terminou, dirigimo-nos novamente para a sala onde funciona o GAAF e entretanto chegaram os outros dois membros da equipa. Explicaram-nos que tinham chegado atrasados, porque tinha ocorrido um imprevisto na escola Eugénio dos Santos, e como tal, tinham sido chamados de emergência.

         O que aconteceu foi que um aluno agrediu o próprio pai, à porta da escola, e neste sentido, o GAAF foi chamado para entrevir. Trouxeram também da outra escola, alguns papéis, com perguntas que os alunos de uma turma do 7º ano tinham colocado numa caixa, que gostavam que fossem esclarecidas pela equipa do GAAF nas sessões sobre sexualidade organizadas pela mesma. 

GAAF - 17 de Janeiro de 2012

        Dia 17 de Janeiro dirigimo-nos novamente ao GAAF da Escola Fernando Pessoa, onde estivemos o dia todo. Assim que chegámos ao GAAF, tomámos conhecimento do que tinha sucedido no dia anterior. O que aconteceu foi que no final do dia de aulas, a professora da turma do 3º ano, disse a mãe de um aluno que o mesmo não tinha realizado nada do que lhe fora pedido, durante o dia, estando sempre de mãos nos bolsos. A reacção da mãe foi morder as mãos do aluno, dizendo-lhe que as mãos servem para trabalhar e não para estarem nos bolsos. A cena sucedeu-se perante o resto da turma e de algumas funcionárias da escola.
        Realizámos o power point geral, para a sessão sobre a Saúde, sendo que, iremos realizar posteriormente um power point especifico para cada ano. Estivemos também no intervalo da manha e da tarde, com os alunos  no pátio.
        Da parte da tarde, assistimos à sessão sobre os direitos das crianças, pelos outros dois elementos do GAAF. Quando acabou a sessão, fui com a outra estagiária à sala da respectiva turma, entregar um questionário sobre a sessão, para que os alunos respondessem.
        Este dia ficou marcado pelo facto de a mãe do aluno agredido no dia anterior, se ter dirigido ao GAAF, para ter uma conversa com o coordenador de estágio, onde a Filipa também esteve presente.

     O dia terminou com uma conversa entre todos os elementos do GAAF, sobre o “Top +” que irá começar brevemente. Fiquei “chocada” com o que aconteceu no dia anterior. Nunca pensei que nos dias de hoje acontecessem coisas assim. Apesar de a mãe do aluno ser de outra cultura, nomeadamente Africana, nunca pensei que tratassem assim as crianças.

 

GAAF - 26 de Janeiro de 2012

        Dia 26 voltámos a estar o dia todo no GAAF da Escola Básica Fernando Pessoa e o dia iniciou-se com uma conversa com o coordenador de estágio sobre o facto de termos de apresentar dados específicos sobre as actividades realizadas no estágio. Neste sentido informámo-lo também da existência deste portefólio digital, que contêm os diários de campo de todos os dias de estágio, que serão bastante úteis.
        Realizámos uma actividade de pátio onde ensinámos os alunos, e jogaram, alguns pela primeira vez, ao “piprolet” e ao “apartamento”.
        Durante a hora de almoço, eu a minha colega Ana Francisco, dirigimo-nos ao IAC – SOS Criança, para consultarmos alguns livros sobre actividades de pátio e tirámos algumas fotocópias dos mesmos, para podermos realizar essas mesmas actividades com os alunos.
        Ainda neste dia, elaborámos os power points específicos para cada ano, como tinha referido no post anterior. Falámos também com o coordenador de estágio sobre qual seria a melhor forma de fazer o planeamento das datas, das sessões. Se seriamos nós a decidir quais seriam as datas, ou se eram os professores. Uma vez que este já tinha realizado com a outra estagiária as sessões sobre os direitos das crianças, achámos que seria pertinente saber como tinham feito o planeamento das datas.
        Assim, demos então por encerrada a realização dos power points. Já estão todos feitos e devidamente adequados a cada ano.

 

 

Em anexo, encontram-se os power points que iremos apresentar, sendo que cada um está apropriado a cada ano escolar.

Saúde (1).pptx (1,1 MB)

Saúde (2).pptx (1,3 MB)

Saúde (3).pptx (968,9 kB)

Saúde (4).pptx (1,1 MB)

 

GAAF - 31 de Janeiro de 2012

        Hoje dia 31 de Janeiro, estivemos oito horas na Escola Eugénio dos Santos. Da parte da manha estivemos sozinhas no GAAF porque os outros dois elementos estiveram numa reunião com os responsáveis da Santa Casa da Misericórdia, na Escola Eugénio dos Santos, por causa de uma aluna sinalizada.
        Dedicámos este dia, por completo, à elaboração do nosso projeto, realizámos também o panfleto e os jogos que o mesmo contêm.

 

Em anexo, apresento o panfleto por nós realizado:  Projecto Saude.pub (488,5 kB)

GAAF - 8 de Fevereiro de 2012

        Hoje dia 8 de Fevereiro, foi o meu primeiro dia a trabalhar efectivamente no GAAF da Escola Eugénio dos Santos. Assim que chegámos fomos ter com o coordenador e com a outra estagiária à entrada do pavilhão de aulas, que estavam a acabar de resolver uma situação. Depois dirigimo-nos até à sala dos professores, onde falámos com alguns docentes  e seguidamente para a sala onde funciona o GAAF.  
        Falámos um pouco sobre a planificação das sessões sobre a Saúde, a realizar na Escola Fernando Pessoa. Analisámos os casos dos alunos sinalizados nesta escola e falámos um pouco sobre cada um, uma vez que como era a nossa primeira vez a trabalhar efectivamente no GAAF desta escola, ainda não tínhamos conhecimento dos mesmos.
        Confesso que fiquei pouco à vontade nesta escola, uma vez que como os alunos não sabiam quem nós éramos, e por sermos tão novas, fomos alvo de alguns comentários um pouco desagradáveis por parte dos alunos.

GAAF - 9 de Fevereiro de 2012

        Hoje foi um dia de estágio bastante importante. Como é habitual dirigimo-nos à Escola Fernando Pessoa e para este dia tínhamos planeado elaborar o teste re/teste para os alunos. Contudo, quando íamos dar inicio ao mesmo, o nosso coordenador informou-nos que iríamos receber no GAAF alguns dos alunos sinalizados, para fazerem uma actividade.
         A actividade dizia respeito à construção de um foguetão, em pares, sendo que o nosso papel seria o de colaboradoras, tanto na execução da actividade, como na organização e coordenação da mesma. Cada aluno levava uma tesoura e um tubo de cola, sendo que os restantes materiais tais como uma folha para recortar, molas e um tubo de rolo fotográfico, foram fornecidos pela equipa do GAAF.
         Demos inicio à actividade e confesso que não foi muito fácil. Tal como referi anteriormente, tratava-se de alunos sinalizados, e alguns deles eram muito indisciplinados. Sendo que ainda existia a agravante, de estarem todos juntos, e como tal resolvemos dividir os alunos. Um grupo ficou numa sala comigo e com o coordenador, e o outro grupo dirigiu-se para outra sala, ainda dentro do espaço onde funciona o GAAF, e ficou sobre a coordenação da Filipa Francisco e da outra estagiária.
        Quando os todos os alunos terminaram a construção do foguetão, dirigimo-nos todos para o pátio, onde o coordenador preparou o “lançamento” de dois foguetões construídos pelos alunos. Colocou-se um pouco de água e metade de uma pastilha específicas dentro do tubo do rolo fotográfico e posteriormente, o foguetão no chão do pátio. Todos os alunos se sentaram à volta do foguetão à espera do que iria acontecer. Passado alguns segundos, o que aconteceu foi que o foguetão levantou voo, efectivamente. Os alunos ficaram muito entusiasmados e rapidamente pediram para que se repetisse o “lançamento”.
            Quando terminaram os “lançamentos” tivemos que nos vir embora da escola, porque ia haver uma reunião de professores, na sala onde funciona o GAAF.
            Este dia ficou marcado pelo facto de estarmos pela primeira vez em contacto directo com grande parte dos alunos sinalizados, apesar de já conhecer alguns. Como referi anteriormente, alguns alunos comportam-se de forma indisciplinada, o que faz com que por vezes, tenham que ser tomadas outras medidas, tais como colocá-los de castigo. Contudo, faço um balanço positivo da actividade. 

GAAF - 15 de Fevereiro de 2012

        Hoje dia 15 de Fevereiro foi o nosso segundo dia a trabalhar na Escola Eugénio dos Santos, onde estivemos quatro horas. Chegámos à escola e como é habitual, dirigimo-nos ao GAAF. Quando chegámos o gabinete estava vazio e só mais tarde chegou o coordenador e a outra estagiária.
        Durante esta tarde realizámos o teste/re-teste que será aplicado aos alunos da Escola Fernando Pessoa, no âmbito do nosso projeto.
        Este dia ficou marcado pelo facto de durante a tarde, alguns dos alunos sinalizados, desta escola, se terem dirigido ao GAAF, o que fez com que pela primeira vez tivéssemos um contacto direto com os mesmos.
        Também falámos mais um pouco sobre alguns casos de alunos sinalizados, para que estejamos sempre ocorrentes de tudo o que acontece no GAAF.

 

Em anexo, apresento o teste e o re-teste por nós realizado. Ao 1º ano, optámos por realizar apenas o teste. 

teste 1ºano.docx (165,9 kB

Re-teste.docx (53,1 kB))

Teste.docx (50,8 kB)

GAAF - 23 de Fevereiro de 2012

        Como estamos na semana das férias do Carnaval, decidimos que estaríamos um dia completo na Escola. Como tal, hoje dia 23 de Fevereiro dirigimo-nos à Escola Fernando Pessoa, onde estivemos durante todo o dia. No início da semana o nosso coordenador tinha-nos mandado um mail a informal que estará de baixa durante uns tempos, e encarregou-nos de ocupar os intervalos com atividades de pátio, por nós escolhidas e de realizar uma atividade com o grupo transversal, também ao nosso critério.
        Já no GAAF, decidimos que atividade de pátio iriamos realizar no intervalo da manha e qual seria a turma escolhida e acordámos também, quais seriam as datas efetivas das sessões, por nós realizadas. Sendo que a primeira será já no dia 7 de Março.
         No intervalo, escolhemos a turma do 1º ano e realizámos com os alunos o jogo “Pontos e cores” e a “bola dirigida”, sendo que neste último jogo, participaram também alunos de outras turmas. Posteriormente, realizámos o plano de sessão desta mesma atividade de pátio.
       Da parte da tarde, estivemos sozinhas no GAAF e realizámos uma atividade com o grupo transversal, na baleia (sala/espaço onde geralmente funciona o grupo transversal) que consistiu na elaboração de vídeos no goanimate, sobre os direitos das crianças, com a interacção e a participação dos alunos. É importante referir que apenas abordámos os direitos das crianças que já tinham sido dados noutras sessões, e que possivelmente iremos voltar a realizar esta atividade, à medida que forem sendo dados os direitos das crianças.
         Quando voltámos novamente para o gabinete, elaborámos o plano de sessão da respetiva atividade realizada com o grupo transversal, e enviamos o mesmo, juntamente com os vídeos feitos para o coordenador de estágio.

 

 

O seguinte link mostra o video criado com o grupo tranversal

goanimate.com/videos/0w5Hy3vbBLms/1

 

Em anexo, apresento também o plano de sessão das actividades com o grupo transversal.

Planosessão.docx (13,4 kB)

GAAF - 1 de Março de 2012

        No dia 1 de Março, como não tivemos aula de Seminário (porque já tínhamos tido a aula de tutoria), estivemos mais uma vez o dia todo na Escola Básica Fernando Pessoa.
        No intervalo da manha realizámos uma atividade de pátio com os alunos do 2º ano, nomeadamente o jogo do giz.
        Terminámos a dobragem dos panfletos e entregámos os mesmos aos alunos do 1º ano, uma vez que serão a primeira turma a participar na sessão sobre a Saúde, assim como a planificação das sessões à respetiva professora. Ainda durante a manha, estivemos a preparar o jogo da mímica, nomeadamente os papéis que teriam de imitar.
        Da parte da tarde, estivemos com o grupo transversal, com quem realizámos o jogo da mímica. Foi a segunda vez que estivemos a trabalhar com o grupo transversal, no entanto esta vez correu ainda pior que a primeira. O facto de os alunos mal comportados de cada turma estarem todos juntos, formando um grupo, na nossa opinião não resulta muito bem.  O grupo é mesmo bastante barulhento e irrequieto e torna-se muito difícil manter a ordem. Depois do jogo da mímica viemos para o pátio, onde realizámos o jogo da bola dirigida. No entanto, esta atividade não terminou da melhor maneira, uma vez que dois alunos envolveram-se num conflito, e neste sentido vimo-nos obrigadas e interferir para os separar, acabando a Filipa por sair lesionada.
        Por fim dirigimo-nos novamente para o GAAF, realizámos o questionário dos professores, elaborámos o plano de sessão e enviámo-lo ao coordenador. Finalizámos também o questionário dos alunos do 7º ano da Escola Eugénio dos Santos, tal como nos tinha sido pedido pelo coordenador.

 

Em anexo, apresento o plano de sessão das actividades realizadas com o grupo transversal.

_Planosessão.docx_.docx (13,6 kB)

 

Sessão sobre a Saúde com o 1º ano - 7 de Março de 2012

          Hoje, demos oficialmente inicio às sessões sobre a Saúde, sendo que as mesmas se irão realizar durante as próximas segundas-feiras, até todas as turmas terem participado no projeto. Esta semana a turma abrangida foi o  1º ano.
        Como tal dirigimo-nos para a Escola, nomeadamente para a “baleia” que é onde decorrem as sessões. Preparámos o espaço, instalámos tudo o que é necessário para que esta sessão decorra como pretendido e fomos então à sala do 1º ano, buscar todos os alunos.
         A sessão com os alunos do 1º ano correu consideravelmente bem. Apesar de ainda serem muito pequenos, a maioria dos alunos estiveram bastante atentos ao que estava a ser apresentado e participavam activamente, muitas vezes até sem lhes ter sido colocada nenhuma questão. É de salientar que como são alunos do 1º ano, são ainda muito pequenos, e é compreensível que não consigam estar muito tempo  calados e atentos, pelo que acabam por fazer alguns comentários entre eles. Outro factor a referir é a espontaneidade demonstrada pelos alunos, que se traduziu por vezes em alguns comentários um pouco desagradáveis, embora inocentes.  
        A professora da respetiva turma também esteve presente, o que ajudou a manter a ordem, no entanto houve alturas em que a professora colocou dois alunos de castigo, em pé, enquanto todos os outros estavam sentados. Por outro lado, a presença da Professora, intimidou-me um pouco ao inicio, mas no decorrer da sessão foi ficando cada vez mais à vontade.
        Os objetivos da sessão foram cumpridos e a sessão durou o tempo previsto (uma hora). Relativamente à coordenação entre os elementos, optámos por dividir a apresentação em duas partes, sendo que cada elemento ficou responsável por uma parte. Sendo que íamos muitas vezes intervindo simultaneamente em alguns aspectos, mas sempre de forma coordenada e organizada.

        No final da sessão fizemos então a avaliação da satisfação e seguidamente dirigimo-nos para a sala da turma em questão, onde realizámos o teste aos alunos e entregámos o questionário à professora. Devido à idade dos alunos e ao facto de estarem ainda no inicio da sua escolarização, optámos por realizar apenas um teste no final da sessão, ao contrário do que irá acontecer com as restantes turmas.

        O fim da sessão trouxe também um sentimento de conquista, uma vez que fiquei bastante satisfeita com a forma como esta tinha decorrido e saber que conseguimos desempenhar consideravelmente bem um papel, para o qual não estamos totalmente preparados a nível académico, faz-me pensar que realmente somos capazes de realizar muito mais do que aquilo que pensamos, apesar de nem sempre termos formação para desempenhar tais papéis. Estou bastante motivada e só espero que as restantes sessões corram tão bem como esta. 

 

        De seguida encontra-se o power point utilizado, a minha grelha de auto-avaliação referente a esta sessão, bem como o teste e o instrumento utilizado para medir a satisfação dos alunos.

Saúde (1).pptx (1,1 MB)
Grelha-1ºano.docx (13,7 kB)

teste 1ºano.docx (165,9 kB)

Avaliação da satisfação - dentes.docx (148,4 kB)

GAAF - 8 de Março

        No dia 8 de Março dirigimo-nos mais uma vez à Escola Fernando Pessoa. Como já é hábito todas as quintas-feiras, estivemos com o grupo transversal, mas desta vez a outra estagiária também esteve presente. Como na quinta-feira passada os alunos do grupo transversal não se tinham portado nada bem, começámos por ter uma conversa muito séria com os mesmos.
        A conversa não surtiu efeito e apesar de termos planeado o visionamento de um filme, decidimos em conjunto que não iriamos fazer nada neste dia, como forma de os fazer perceber que terão mesmo que se começar a portar melhor.                        

        Terminámos então, apenas com a escolha, por parte dos alunos, do filme que iriamos ver na próxima semana, sendo que os filmes mais votados foram o “Homem Aranha 3” e “Balbúrdia na Quinta”. Dividimos os alunos em dois grupos e informámo-los que cada grupo teria de realizar um trabalho sobre o seu respetivo filme.

Sessão sobre a Saúde com o 2º ano - 14 de Março de 2012

        Hoje, dia 14 de Março dirigimo-nos à escola Fernando Pessoa para realizar a sessão sobre a Saúde, com os alunos do 2º ano.
        A sessão correu consideravelmente bem. Tal como estava planeado, fomos primeiro à sala da respetiva turma para que os alunos realizassem o teste, por nós distribuído, e depois dirigimo-nos então para o espaço onde decorre a sessão. A maioria dos alunos esteve atenta ao que estava a ser apresentado, no entanto eram mais irrequietos do que a turma do 1º ano. A professora da respetiva turma também esteve presente e colaborou connosco, pedindo muitas vezes que se calassem e se portassem devidamente, mas mesmo assim, ainda teve de colocar alguns alunos de castigo.
        Os objetivos da sessão foram cumpridos e a sessão durou o tempo previsto (uma hora). Relativamente à coordenação entre os elementos, optámos por dividir novamente a apresentação em duas partes, sendo que cada elemento ficou responsável por uma, no entanto esta parte não correu tão bem como na sessão anterior, uma vez que alguns slides estavam trocados, mas apesar disso, conseguimos prosseguir a sessão sem nos atrapalhar-mos, intervindo simultaneamente em alguns aspetos. No fim da sessão fizemos então a avaliação da satisfação e seguidamente dirigimo-nos para a sala da turma em questão, onde realizámos o re/teste aos alunos e entregámos o questionário à professora, que respondeu ao mesmo no preciso momento.
        Por último, dirigimo-nos para o GAAF onde estivemos a fazer o tratamento dos resultados obtidos no teste e no re/teste, realizado pelos alunos do 2º ano.

 

De seguida encontra-se o power point utilizado e a minha grelha de auto-avaliação referente a esta sessão.

Grelha-2º.docx (13,4 kB)

Saúde (2).pptx (1,3 MB)

GAAF - 15 de Março de 2012

        Hoje, dia 15 de Março, foi novamente dia de estar com o grupo transversal. Assim que chegámos dirigimo-nos logo para o espaço habitual onde funciona o grupo e começámos a preparar as coisas, uma vez que como já tinha referido anteriormente, hoje iriamos dar início ao visionamento de um filme, que se irá prolongar por mais alguns dias. O filme escolhido pelos alunos para ser visto em primeiro lugar, foi o “Balbúrdia na quinta”, no entanto o comportamento dos mesmos continua a não ser o mais indicado. 
       

        Quando a sessão com o grupo transversal terminou, fomos entregar os panfletos aos alunos do 4º ano e dirigimo-nos para o GAAF, onde estivemos a acabar por completo a dobragem dos panfletos e a fazer o tratamento dos resultados do teste do 1º ano.

Sessão sobre a Saúde com o 4º ano, turma A - 11 de Abril de 2012

        Hoje, dia 11 de Abril dirigimo-nos à escola Fernando Pessoa, mais uma vez,  para realizar a sessão sobre a Saúde, desta vez com os alunos do 4º ano, da turma A.
        Tal como estava planeado, fomos primeiro à sala da respetiva turma para que os alunos realizassem o teste, por nós distribuído, e depois dirigimo-nos então para o espaço onde decorre a sessão. Os alunos estiveram na sua maioria atentos, sendo que apenas um aluno ficou de castigo, por ordem da professora da respectiva turma que também estava presente.
        Os objetivos da sessão foram cumpridos e a sessão durou o tempo previsto (uma hora). Relativamente à coordenação entre os elementos, optámos por dividir novamente a apresentação em duas partes, sendo que cada elemento ficou responsável por uma, como tem acontecido nas sessões anteriores.

         Estivemos bastante coordenadas e fomos intervindo simultaneamente em alguns aspectos. No fim da sessão fizemos então a avaliação da satisfação e seguidamente dirigimo-nos para a sala da turma em questão, onde realizámos o re/teste aos alunos e entregámos o questionário à professora. Como duas alunas tinham mesmo que sair neste momento, levaram o re/teste para casa, com a condição de nos ser entregue na semana seguinte.
        Por último, dirigimo-nos para o GAAF onde estivemos a fazer o tratamento dos resultados obtidos no teste e no re/teste, realizado pelos alunos em questão.

 

De seguida encontra-se o power point utilizado e a minha grelha de auto-avaliação referente a esta sessão.

Saúde (4).pptx (1,1 MB)

Grelha-4ºA.docx (13,4 kB)
 

 

Sessão sobre a Saúde com o 4º ano, turma B - 18 de Abril de 2012

        Hoje, dia 18 de Abril dirigimo-nos à escola Fernando Pessoa, mais uma vez,  para realizar a sessão sobre a Saúde, desta vez com os alunos do 4º ano, da turma B.
        A sessão com os alunos do 4º B correu consideravelmente bem. Tal como estava planeado, fomos primeiro à sala da respetiva turma para que os alunos realizassem o teste, por nós distribuído, e depois dirigimo-nos então para o espaço onde decorre a sessão. Por lapso, esquecemo-nos de informar os alunos que levassem o panfleto para a sessão, contudo, iniciámos a mesma com a sua correção. Embora nenhum aluno tivesse o panfleto consigo, participaram activamente na sua correção. Os alunos estiveram na sua maioria atentos, contudo sempre bastante agitados e conversadores, tendo sido por vezes, um pouco difícil manter o silêncio durante a sessão. É de salientar também que aqui a professora teve um papel um pouco “ausente” uma vez que apesar de ter estado presente na sessão, nunca pronunciou uma única palavra, nomeadamente no que diz respeito a chamadas de atenção aos alunos, chegando até a ausentar-se por momentos durante o decorrer da sessão, facto que ainda nunca tinha acontecido em sessões anteriores.
        Os objetivos da sessão foram cumpridos, contudo temos estado a constatar que perdemos muito tempo em tentar manter os alunos em silêncio, o que provocou um pequeno prolongamento do tempo previsto de duração da sessão, de cerca de 5/10 minutos. Relativamente à coordenação entre os elementos, optámos por dividir novamente a apresentação em duas partes, sendo que cada elemento ficou responsável por uma, como tem acontecido nas sessões anteriores. No entanto, com esta turma tivemos um papel muito mais “activo” e “unido” para tentarmos manter os alunos calados e com atenção. Estivemos bastante coordenadas e fomos intervindo simultaneamente em alguns aspectos.
        No fim da sessão, fizemos então a avaliação da satisfação, e embora o comportamento desta turma ter sido o pior até agora, todos os alunos afirmaram ter gostado muito da sessão, facto que também ainda nunca tinha acontecido. Seguidamente dirigimo-nos para a sala da turma em questão, onde realizámos o re/teste aos alunos e entregámos o questionário à professora.
        Por último, dirigimo-nos para o GAAF onde estivemos a fazer o tratamento dos resultados obtidos no teste e no re/teste, realizado pelos alunos em questão.

 

De seguida encontra-se o power point utilizado e a minha grelha de auto-avaliação referente a esta sessão.

Saúde (4).pptx (1,1 MB)

Grelha-4ºB.docx (14,1 kB)
 

GAAF - 19 de Abril de 2012

    Hoje dia 19 de Abril, dirigimo-nos como acontece todas as quintas-feiras, à Escola Básica Fernando Pessoa, nomeadamente ao GAAF.
    Como já tinha referido há alguns meses atrás, o nosso coordenador encontrava-se de baixa e hoje foi o seu regresso à escola. Além desta notícia, é de salientar que a partir de agora teremos mais quatro estagiárias a trabalhar na equipa, o que será uma mais valia.
    Como habitualmente acontece, dirigimo-nos para a baleia com o grupo transversal, sendo que hoje estava previsto a continuação do visionamento do filme “A Balbúrdia na Quinta”. Contudo, como os alunos estavam novamente a portar-se de forma bastante incorrecta, o coordenador optou por mandar os alunos que se estavam a portar bem, com três estagiárias, para a biblioteca, ficando os restantes no local onde se encontravam. O coordenador teve uma conversa bastante séria com os alunos, no entanto, alguns continuavam bastante agitados. Realizámos apenas uma dinâmica de grupo e demos por encerrada a sessão.
    Quando a sessão terminou, a equipa envolvida dirigiu-se para o GAAF e tivemos uma conversa, decidindo em conjunto que teríamos rapidamente de arranjar novas soluções ara trabalhar com o grupo transversal, uma vez que a prática adoptada não estava a resultar como esperávamos. Neste sentido, eu e a minha colega Ana Filipa Francisco realizámos então o novo plano de trabalho com o grupo transversal e assim terminámos o dia.

 

De seguida apresento o plano de trabalho, por nós realizado:

Plano de trabalho com o grupo transversal.docx (12,8 kB)

GAAF - 26 de Abril de 2012

          Como acontece todas as quintas-feiras, hoje dia 26 de Abril dirigi-me mais uma vez à Escola Básica Fernando Pessoa.
          A tarde começou com a distribuição dos panfletos relativos ao Projecto Saúde, aos alunos do 3ºC, uma vez que serão a próxima turma a participar no mesmo. De seguida a equipa do GAAF realizou algumas actividades relacionadas com a expressão corporal, nomeadamente o jogo dos arcos e o jogo do limão. Desta vez escolhemos actividades que envolvessem a expressão corporal, com a intenção de os alunos se comportarem de forma mais correcta e de estarem mais empenhados nas actividades. Resultou muito bem, uma vez que os alunos se portarem muito bem, em relação a outras quintas-feiras e gostaram muito das actividades desenvolvidas. Neste sentido, como temos andado a notar que o grupo transversal não está a progredir como seria esperado e não tem de todo o comportamento desejado, iremos apostar na realização de actividades que envolvam dinâmicas que permitam obter melhores resultados, relativamente ao comportamento e à motivação dos alunos envolvidos.
          Quando terminámos as actividades com o grupo transversal, dirigi-me para o GAAF com o coordenador, uma vez que estava agendada uma reunião com os professores dos alunos que constituíam o grupo transversal. Na reunião estiveram presentes sete pessoas, nomeadamente eu, o Coordenador, quatro professores, nomeadamente do 3º B, do 3ºC, do 4ºA e do 4ºB e a Directora da escola. Esta tinha como principal finalidade dar a conhecer aos presentes o novo plano de trabalho com o grupo transversal, que tinha sido realizado por mim e pela Filipa.  Fiquei bastante contente com a importância dada a um documento realizado por nós e o que ficou decidido na reunião foi que este seria o plano de trabalho com o grupo transversal a ser implementado no próximo ano lectivo, uma vez que embora os elementos sejam diferentes, a equipa do GAAF continuará a desenvolver o se trabalho na Escola.  
          Ainda nesta reunião, falámos também sobre os efeitos e resultados da participação por parte dos alunos no grupo transversal e assim terminou mais um dia no GAAF da Escola Básica Fernando Pessoa.

Sessão sobre a Saúde com o 3º ano, turma C - 3 de Maio de 2012

        Hoje, dia 3 de Maio, fomos até à Escola Básica Fernando Namora para realizar a penúltima sessão sobre a Saúde, desta vez com o 3º C. Esta já era para ter sido realizada no dia 2, mas devido a um imprevisto, deve de ser adiada para o dia seguinte.   
Começámos por nos dirigir à sala da respectiva turma, onde entregámos o teste aos alunos, para que o realizassem e seguidamente dirigimo-nos, em conjunto com os alunos, para o espaço onde decorre a sessão.
        A sessão com os alunos do 3º C correu consideravelmente bem. Os objetivos da sessão foram cumpridos, a sessão durou o tempo previsto (1 hora) e a coordenação entre os elementos, também foi um aspecto bem sucedido. No fim da sessão fizemos então a avaliação da satisfação e seguidamente dirigimo-nos para a sala da turma em questão, onde realizámos o re/teste aos alunos e entregámos o questionário à professora.
        Esta sessão ficou marcada pelo facto de pela primeira vez termos o nosso coordenador a assistir à sessão, que apesar de ser uma novidade, não me trouxe grandes constrangimentos, uma vez que como já estamos a realizar estas sessões há algum tempo, já estou totalmente à vontade e segura. Desta vez o professor pareceu-nos ter gostado muito da sessão, tendo tirado várias fotografias ao longo do decorrer da mesma.
        Entregámos os panfletos à turma do 3ºA e do 3º B e por último, dirigimo-nos para o GAAF onde estivemos a fazer a análise dos resultados obtidos no teste e no re/teste, realizado pelos alunos em questão.

 

De seguida encontra-se o power point utilizado e a minha grelha de auto-avaliação referente a esta sessão.

Saúde (3).pptx (968,9 kB)

Grelha-3ºC.docx (13,1 kB)

Sessão sobre a Saúde com o 3º ano, turma B - 9 de Maio de 2012

        No dia dia 9 de Maio dirigimo-nos à Escola Fernando Pessoa para realizarmos a sessão sobre a Saúde com a turma do 3ºB.
        Assim que chegámos à escola, fomos buscar o material necessário para a sessão e dirigimo-nos para a baleia, que é onde decorre a mesma. Quando entramos deparamo-nos com o estado lastimoso em que esta se encontrava. Estava cheia de água e bastante suja, porque como tinha chovido muito no dia anterior, o espaço ficou inundado e a tinta das paredes começou a cair. Fomos então chamar uma auxiliar para que esta viesse limpar o espaço, uma vez que nestas condições não seria possível realizarmos a sessão. Este imprevisto teve como principal consequência o facto de a sessão começar um pouco mais tarde do que o previsto. Quando o espaço já estava suficientemente limpo, dirigimo-nos então à sala da respectiva turma para que os alunos realizassem o teste, por nós distribuído, e depois voltámos novamente para o espaço onde decorre a sessão.
        No fim da sessão fizemos então a avaliação da satisfação e seguidamente dirigimo-nos para a sala da turma em questão, onde realizámos o re/teste aos alunos e entregámos o questionário à professora.
        Por fim, fomos para o GAAF onde estivemos a fazer a análise dos resultados da respectiva turma.

 

De seguida encontra-se o power point utilizado e a minha grelha de auto-avaliação referente a esta sessão.

Saúde (3).pptx (968,9 kB)

Grelha3ºB.docx (13,9 kB)

Sessão sobre a Saúde com os alunos do 3º ano, turma A - 10 de Maio de 2012

        Hoje, dia 10 de Maio dirigimo-nos à escola Fernando Pessoa, mais uma vez, para realizar a sessão sobre a Saúde, desta vez com os alunos do 3º ano, da turma A.
        A sessão com os alunos do 3º A correu consideravelmente bem. Tal como estava planeado, fomos primeiro à sala da respectiva turma para que os alunos realizassem o teste. Por lapso, só na altura da distribuição dos mesmos, verificámos que não tínhamos fotocópias suficientes para entregar a todos os alunos, no entanto, rapidamente o professor se disponibilizou para ir tirar mais três fotocópias do exemplar, o que criou algum impasse na turma. Após a resolução do pequeno imprevisto, os alunos realizaram o teste, pedimos que levassem os panfletos, por nós distribuídos e dirigimo-nos para o espaço onde decorre a sessão. Os alunos estiveram na sua maioria atentos, contudo um pouco agitados e conversadores, mas sempre bastante participativos e com intervenções bastante pertinentes e acertadas. O que proporcionou um momento de aprendizagem bastante produtivo. O titular também esteve presente e embora se tenha ausentado durante alguns momentos, várias vezes ao longo do decorrer da sessão, foi colaborando connosco na tentativa de manter o silêncio e ordem.
        Os objetivos da sessão foram cumpridos, contudo o facto de não termos o número suficiente de testes para entregar aos alunos provocou um pequeno prolongamento do tempo previsto de duração da sessão, de cerca de 5/10 minutos. Relativamente à coordenação entre os elementos, optámos por dividir novamente a apresentação em duas partes, sendo que cada elemento ficou responsável por uma, como tem acontecido nas sessões anteriores. Esta turma foi fazendo também várias questões ao longo da sessão, o que levou a uma forte complementaridade entre os elementos organizadores.
        No fim da sessão fizemos então a avaliação da satisfação e seguidamente dirigimo-nos para a sala da turma em questão, onde realizámos o re/teste aos alunos e entregámos o questionário ao professor.
        Por último, dirigimo-nos para o GAAF onde estivemos a fazer o tratamento dos resultados obtidos no teste e no re/teste, realizado pelos alunos em questão.

 

De seguida apresento o power point utilizado e a minha grelha de auto-avaliação referente a esta sessão.

Saúde (3).pptx (968,9 kB)

Grelha3ªA.docx (13,9 kB)