Visita a uma Instituição
No dia 26 de Setembro, fui com a minha colega de grupo Ana Filipa Francisco até à Brandoa, pois tínhamos marcado uma reunião no Fórum Luís de Camões, onde funciona o ABCD.
A reunião estava marcada para às 15 horas, e tal como combinado, dirigimo-nos até à parte do Jardim de Infância, onde pedimos para falar com a Dra. Vina, responsável do ABCD, e comunicámos que tínhamos uma reunião marcada com a mesma.
A Dra. Vina foi bastante simpática e recebeu-nos num espaço à parte, que tinha uma mesa pequena, e uma grande quantidade de brinquedos que se encontravam em prateleiras. Demos início à reunião com a nossa apresentação e com uma pequena conversa informal, uma vez que tínhamos sido encaminhadas por uma pessoa conhecida para esta instituição. Explicámos que era no âmbito da Unidade Curricular de Seminário de Integração Profissional IV e V, uma vez que irá englobar os dois semestres, e tem como principal objectivo permitir-nos ter um contacto directo com uma realidade organizacional, e desempenhar funções semelhantes daquelas que iremos desenvolver, enquanto licenciados em Ciências da Educação. A Drª Vina explicou-nos o que era o ABCD, a associação cultura e desporto da Brandoa, que é uma instituição com valências de Jardim de Infância, creche e ATL que funciona no Fórum Luís de Camões, mas as valências estão espalhadas pelas escolas do 1º Ciclo da Freguesia da Brandoa e tem também uma parceria com a Câmara Municipal da Amadora. Explicou-nos que neste momento, o ABCD desenvolve alguns projectos em algumas escolas, incidindo principalmente na ocupação de tempos livres, como por exemplo a capoeira e as ludotecas.
Posto isto, tivemos uma pequena desilusão porque concluímos que o que se realizava nesta Instituição não correspondia bem ao que nós pretendíamos e no final da reunião informámos a Drª Vina que o que nos interessava concretamente não ia de encontro ao que era realizado na Instituição.
Embora esta instituição não tenha sido do nosso agrado e apesar de sabermos como é difícil encontrar uma Instituição que aceite colaborar connosco, vamos continuar a procurar e esperar que brevemente recebamos uma outra resposta positiva.